Minha Transformação

Minha Transformação

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Água para emagrecer ***

Consumo regular e em grande quantidade ajuda na perda de peso, desde que combinado a uma mudança na alimentação.

Na realidade, a água em si não significa necessariamente perda de peso. Mas ela é uma ferramenta importante no processo. Durante o emagrecimento, as moléculas de gordura se quebram e transformam-se em toxinas. Por isso, elas precisam ser removidas do sangue e eliminadas do organismo. A principal forma de retirá-las do corpo é pelos rins, por meio da urina. Por isso, beber água é importante para limpar o organismo de impurezas causadas pela perda de peso. Além disso, ao emagrecer, o corpo perde músculo, é um processo natural. O problema é que esse tecido é rico em água. Ou seja, quanto mais peso se elimina, mais água é jogada fora pelo organismo. Conseqüentemente, torna-se de suma importância tomar o líquido quando se está fazendo uma dieta restritiva de calorias. Afinal, o corpo não armazena grandes quantidades de água, ela precisa ser reposta a todo momento.

Outro ponto positivo é que a água auxilia a digestão e o funcionamento intestinal, processos essenciais para o sucesso no emagrecimento. Ela é indispensável para a formação do bolo fecal e sua movimentação ao longo do intestino. "Grande parte das fezes é formada por fibras solúveis presentes nos alimentos e que são hidratadas ao longo do tubo digestivo, possibilitando assim a consistência adequada das fezes", explica Adriana Lofrano, endocrinologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia no Distrito Federal (SBEM-DF).

É interessante também manter a freqüência da ingestão de água. A nutricionista e professora da Universidade Católica de Brasília (UCB) Sarah Peres explica que, muitas vezes, as pessoas comem sem sentir fome, pois confundem a sensação de fome com sede. "É uma confusão cerebral, o corpo precisa ser constantemente hidratado para que não haja esse tipo de alteração nos sinais", ressalta.

Nenhum comentário: